|
|
por Harald Radke Sobre o autor: O Harry estuda ciência de computação na Universidade Tecnológica em Aachen, Alemanha desde 1994. Ele veio para o Linux em 1995. E desde então que trabalha à volta de, sempre impressionado com a excelente peça de software que é. Programa um pouco sobre o X, gosta de gráficos e, claro, de jogar jogos. Outros passatempos são: jogar "board games", ler SciFi, tocar guitarra (mal!), cozinhando e praticando Ju-Jutsu. Conteúdo: |
Abstrato:
O glTron é um jogo de corridas 3d bastante rápido. Mova o seu lightcycle dentro de uma arena, deixando como rasto uma parede de energia e evite de bater contra os cycles dos seus inimigos e paredes.
Uma vez no tempo (em meados dos anos 80) houve um filme chamado Tron. O Herói deste filme tinha de combater a mente de um computador diabólico, chamado MCP (Master Control Program), que pretendia a dominação do mundo. Durante o desafio, o bom humano foi digitalizado e capturado para dentro do computador, onde os programas sofriam da inteligência artificial diabólica. Os programas renegados eram aprisionados e forçados a combater uns contra os outros jogos gladiadores mortais. Um destes jogos foi a corrida lightcycle.
Hoje existem vários jogos baseados nesta corrida, um deles o glTron. Na altura em que se escrevia este artigo a versão corrente do glTron era a 0.61.
Existem dois pacotes que pode escolher da página oficial do glTron www.gltron.org. Além do pacote com o código fonte (2.8 MB) existe também uma versão pré-compilada, juntamente com o instalador dos jogos Loki. Este ficheiro tem um tamanho aproximado de 4.1 MB.
|
sistema X window |
Simple DirectMedia Layer (SDL) 1.1 ou superior |
SDL Mixer |
GLUT |
um adaptador de gráficos 3D (recomendado) |
Para este artigo, foram utilizados os pacotes binários. A instalação foi fácil, sem problemas de bibliotecas, tudo coreu na perfeição. Depois do download do ficheiro e de alterar as suas flags, no sentido de o tornar executável (é um script da linha de comandos), corra-o como root. Depois de ter começado, as scripts pedem-lhe o directório para onde os dados do jogo devem ser instalados, bem como a directório onde os executáveis devem ser copiados.
Pode iniciar o jogo digitando gltron numa janela de consola. Quando começar o jogo pela primeira vez é criado um ficheiro de recursos no seu directório de trabalho, chamado .gltronrc.
Menu do Jogo |
A primeira coisa que vê depois de iniciar o jogo é o menu do jogo. Aqui
pode alterar várias definições relacionadas com os gráficos, som e do jogo
em geral.
Os itens do menu são seleccionados premindo-se ENTER, batendo
ESC trá-lo para um nível acima da hierarquia.
O sub menu das Regras do Jogo permitem-lhe seleccionar o tamanho da arena de corridas e o nível de dificuldade (o quão espertos serão os opositores controlados pelo computador). Adicionalmente pode escolher a velocidade do jogo.
Finalmente dentro do sub menu Configurações para Jogar pode
escolher as vistas (Eu, pessoalmente, não posso recomendá-las todas, visto
que algumas não são muito úteis aquando da corrida). O modo de vista pode
também ser alterado com as teclas de função. Por exemplo pode seleccionar a
vista do cockpit, ver as costas do seu "light cycle" ou, adicionalmente,
trazer a vista dos opositores controlados pelo computador para o ecrã.
Adicionalmente pode trazer o ponto de vista movendo o rato.
Observando a arena |
Começando o Jogo do menu Jogo é levado para a arena. No Principio o jogo está em pause, premindo SPACE dá inicio à corrida. A arena tem uma forma quadrada, limitada pelas paredes feitas de símbolos. O chão consiste numa grelha. Logo que comece a corrida, o seu transporte (cyle) move-se a uma velocidade constante, não há modo de acelerar ou travar. Virar significa alterar a direcção em 90 graus sempre que prime a respectiva tecla para tal. Enquanto que conduz ao longo do chão, deixa uma parede de luz morta como rasto. Batendo quer contra a sua própria parede ou contra a dos opositores será fatal. O mesmo se passa se atingir um transporte do inimigo ou uma parede limitante. Logo que um jogador é abandonado, o jogo termina, o sobrevivente é o vencedor. No modo multi jogador, até 4 jogadores poderem correr uns contra os outros. Todos têm de utilizar o mesmo teclado, o ecrã mostrará a vista para cada jogador.
Os transporte de luz (Light cycles) são renderizados simpaticamente e resplandecentes em distância. As paredes de luz são semi-transparentes, todos os objectos lançam sombras. Sobre a arena e à sua volta encontram-se círculos de "guarda". Batendo contra uma parede (de luz) altera a vista pela qual pode observar o seu transporte a explodir em pedaços. Adicionalmente pode ouvir um som apropriado. Dentro do jogo, quer correndo ou viajando através dos menus, a canção escolhida é tocada. Infelizmente, correntemente só há uma canção disponível.
A performance do jogo está bem, mesmo em altas resoluções e francamente rápido (mesmo que tenha escolhido um jogo rápido). Devido ao facto de que o chão é simplesmente uma grelha acima da escuridão, as sombras parecem um pouco disturbadas. Um chão semi-transparente ou reflexivo parece melhor. As paredes de luz não possuem espessura, então pode acontecer (especialmente no modo de vista do cockpit) que bata contra uma parede, se seguir o rasto de um oponente, simplesmente porque não o viu. O movimento não tem somente lugar nas linhas da grelha do chão. Entre duas linhas da grelha há espaço para mais do que uma parede de luz. A escuridão à volta da arena e os símbolos que cercam a arena criam uma atmosfera irreal simpática. Contudo se não gosta deste arranjo, pode criar os seu próprios gráficos para as paredes e arredores e usá-los!
Quem é que vai conseguir? |
O glTron é, realmente um jogo de corridas simpático. A Jogabilidade é fácil, após se ter habituado que virar é num ângulo de 90 graus, você deve habituar-se ao jogo muito rapidamente. As chaves para o sucesso são reacções rápidas e algo como movimentos planeados e não simplesmente conduzir evitando bater contra as paredes.
O Jogo falha ainda em algumas especificações (especialmente a
jogabilidade através de rede), outras especificações são: mais canções e
talvez, alguns melhoramentos aos gráficos do jogo (como chão reflexivo, e
paredes com espessura). Outra coisa é a forma da arena. Pois pode
seleccionar tamanhos diferentes para a área do jogo, mas é sempre um
quadrado. O que se pode tornar aborrecido ao longo do tempo. Por outro
lado, deve ficar bastante ocupado para se manter vivo.
Mais sugestões ou especificações, enviadas pelos jogadores, são colhidas na
página do glTron. O que lhe pode dar uma ideia das versões futuras do
jogo.
Contudo a coisa mais importante é que o jogo já é jogável a uma
velocidade decente e incorpora praticamente todas as especificações
necessárias para horas de prazer, especialmente se está a competir com
alguns amigos, complicando um pouco, ao partilharem o mesmo teclado.
(-:
Talvez seja mais divertido do que um jogo em rede, onde os
jogadores estão espalhados à volta do mundo sentados, sozinhos, à frente do
seu monitor.
Não suficientemente rápido! |
|
Páginas Web mantidas pelo time de Editores LinuxFocus
© Harald Radke, FDL LinuxFocus.org Clique aqui para reportar uma falha ou para enviar um comentário para LinuxFocus |
Informação sobre tradução:
|
2001-08-16, generated by lfparser version 2.17